Quantidade de Páginas visitadas

Reflexões...

Paredes de madeiras. Quatro turmas. Salas cheias, cheias de alunos travessos, que possuíam grande vontade, determinação e alegria em poder estudar nesta simples e humilde escola.


Estes alunos, hoje, são homens e mulheres formados que recordam e contam passagens desta época, com o mesmo brilho no olhar de uma criança como se pudessem voltar no tempo e reviver toda felicidade e a paz advinda da ideia da perpetuação dos amigos, das brincadeiras, enfim, da escola. Infelizmente, o que restam desta paz são apenas lembranças e histórias.


Hoje, os recursos são melhores: paredes em alvenaria, computadores com acesso à internet, televisão multimídia, materiais didáticos e esportivos , porém falta o essencial, assim como um jardim não tem graça se não tiver flor, nossa escola não tem em seu coração – alunos.


Em nosso distrito as condições são poucas, a pobreza muita, as chances quase inexistentes. São motivos que levaram muitas pessoas a se mudarem para cidades grandes em busca de melhores condições de vida para si e para seus filhos.


E assim, nossa pequena Breda está cada vez menor, nossa escola é como uma flor que murcha com o passar do tempo. Mal sabem essas pessoas (antigos moradores) que trocaram a simplicidade e a tranquilidade por situações que causam feridas na alma e no espírito, em busca de um dinheiro vão nos grandes centros. E nós, que aqui estamos, ficamos apenas com a preocupação de não saber qual o futuro da nossa escola. A angústia e a aflição encontram morada em nossos corações.


Pedimos ajuda a todos que puderem nos ajudar e conselhos a quem puder nos aconselhar. Quase não temos mais o que fazer. São apenas duas turmas, dez alunos e a esperança de um dia vermos nossa escola se reerguendo, nossa flor novamente desabrochando, perfumando e colorindo nossas vidas.





*Texto produzido coletivamente pelos alunos da 8ª série (Claudilene - Diogo – Viviane – Weliton) durante uma aula de Língua Portuguesa.


_________________________________________________________________________________

DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Apresentações sobre a cultura afro foram realizada na escola, na ocasião o professor Jerson (história), disse da importância do negro para cultura brasileira, e descreveu as dificuldades vivida pelos escravos, explicou tambem sobre o candoblé e a importância do tambor no terreiro. O professor Wagner (Ed. Física), apresentou o estilo de luta oriunda dessa cultura, a capoeira, contando sua história e realizando demonstrações.



_________________________________________________________________________________
AÇÃO DE GRAÇAS
Os alunos da Escola neste ano de 2010 deixaram o dia das bruxas para comemorar o dia de ação de graças, neste dia, segundo eles, é o dia de agradecer a Deus por tudo de maravilhoso que aconteceu durante o ano.



________________________________________________________________________________
DIA DAS CRIANÇAS
Os alunos da Escola Estadual de Tereza breda foram prestigiados com comemorações referentes ao dia das crianças, foram realizadas gincanas, e puderam se divertir também na cama elástica.



__________________________________________________________________________________
Concurso de Desenhos
A Escola Estadual de Tereza Breda tem a satisfação de parabenizar as Alunas Viviane e Claudilene, que obtiveram no concurso de desenhos realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o CEMIC, o segundo e o terceiro lugar respectivamente. O tema foi "Copa do Mundo".



________________________________________________________________________________
Olimpíada de Língua Portuguesa
O aluno Mailon Diego da Silva se superou num trabalho árduo de aprimoração textual. O resultado desta dedicação e persistência podemos acompanhar junto a Secretaria Municipal de Educação, que reconheceu sua redação - "Passageiros da Esperança" - como a melhor no gênero memórias, digna de representar o município na Olimpíada de Língua Portuguesa.




Parabéns Mailon, a comunidade escolar se alegra com esta conquista.

___________________________________________________________________________________
INDEPENDÊNCIA



A semana da Independência está sendo tambem comemorada por nossos alunos, com apresentações, cartazes e demonstração de amor a pátria, segundo eles, "só o conhecimento nos dará a verdadeira Idependência".





"Dos filhos deste solo és mãe gentil,

pátria amada brasil"

________________________________________________________________________________


HOMENAGEM
No dia 02 julho os alunos fizeram uma bela homenagem as mães.



__________________________________________________________________________________
Escola Estadual Tereza Breda - E.F.


_________________________________________________________________________________
OBMEP 2010
A Escola Estadual de Tereza Breda participou da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática, a aluna Viviane Caroline Gomes da Silva, foi a aluna que obteve melhor desempenho. A escola parabeniza a aluna.

__________________________________________________________________________________
Entrega de Materiais
A entrega dos materiais didáticos que contribuirão para o ensino e aprendizagem de nossos educandos que gentilmente foram enviados pela SEED na preocupação de contribuir para o professor e alunos no enriquecimento de suas metodologias e aprendizado.

________________________________________________________________________________
CAMPANHA CONTRA A DENGUE
A direção da Escola Estadual de Tereza Breda convida a comunidade a participarem da palestra sobre a dengue que se realizará nas dependências da escola as 09:30 desta quinta feira.


FERA Com Ciência

A Escola Estadual de Tereza Breda - EF participou do FERA em Mamborê, com teatro de fantoches: " O oitavo dia da criação".




















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito